INFORMAÇÃO GERAL
A organização e a marca “UltraMaratona – Pão de Kilo”, foi criada e designada pelo Centro Recreativo e Desportivo da Torre, com objectivo de criar um evento desportivo para bicicletas todo terreno, designadas, BTT e Grave, doravante designada UMPK160.
LOCALIZAÇÃO
A partida e chegada é localizada no Centro Recreativo e Desportivo da Torre, na Aldeia da Torre, localizada na freguesia de Reguengo do Fetal, concelho da Batalha.
GPS Latitude 39.660218° Longitude -8.767306°
Mapa https://goo.gl/maps/H44yGeXa21niqtR16
Pode ser designada uma partida neutralizada, com objetivo de realizar uma partida real num ponto estratégico que a organização ache conveniente.
PROVA
Terá duas distâncias, sendo a classe rainha a Ultra 160 km e cerca de 2850 m de acumulado positivo, havendo lugar a um percurso opcional com 90 km e cerca de 1950 de acumulado positivo.
Criado com objetivo de permitir o desenvolvimento dentro do limite horário diurno, cerca de 14:38 horas, devendo haver lugar a uma média de duração de 8 horas, com uma velocidade média de 20km/h.
Para isso foi desenvolvido um percurso que estabelece um equilíbrio de zonas mais rolantes e zonas técnicas, de forma a integrar a paisagem que o rodeiam.
Haverá zonas de assistências no percurso, havendo um espaçamento entre elas ideal de cerca de 30km
(haverá lugar a actualização do regulamento com perfis e mapas definitivos, após conclusão de autorização dos respectivos percursos )
PERCURSO
A UMPK160, irá ocorrer no dia 20 de Maio, é uma prova desportiva de bicicletas de montanha, com orientação exclusivamente por GPS, aberta à participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade (à data do início do evento), de qualquer sexo, ou nacionalidade, sendo cada participante responsável pela sua participação no evento em termos físicos e clínicos.
As etapas decorrem em caminhos rurais e trilhos na região de Batalha, Ourém, Torres Novas, Alcanena, Rio Maior e Alcobaça , fazendo também utilização da via pública, sem interrupção da circulação automóvel nem elementos da organização nos cruzamentos e entroncamentos ao longo de todo o percurso, pelo que todos os participantes devem obrigatoriamente cumprir as regras de trânsito. A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes.
BARREIRAS HORÁRIAS
Com o nascer do sol por volta da 6:11 da manhã , partida será realizada por volta das 8:00 horas, estabelecendo-se um limite horário de circulação em prova até as 21:00 horas , havendo lugar após a essa hora de barreiras horárias que limitam a passagem dos atletas e garante o retorno ao ponto de partida.
(Haverá lugar a actualização do regulamento com tabela de barreiras horárias, após conclusão de autorização dos respectivos percursos)
PARTICIPAÇÃO
A UMPK160 permite a participação em solo ou em dupla, havendo ainda lugar a separação por bicicletas, designadamente BTT roda 29’’, Ebike e Gravel.
Em cada uma das categorias será criado o critério de idade (conta a data do evento) que separam por escalão, com objectivo da atribuição de troféus aos 3 primeiros.
Haverá ainda classificação à geral em cada categoria
INSCRIÇÃO
O acesso a UMPK160, será realizado mediante a inscrição na plataforma de registo e divulgação com localização em https://www.recordepessoal.pt, havendo lugar a toda a gestão das inscrições pelo email geral@recordepessoal.pt ou pelo contacto +351 914 335 363.
Em opção poderá sempre ser contactada a organização na pessoal do diretor de prova ou diretor técnico indicando no final do regulamento.
- É permitida a permuta entre atletas até ao dia 01 de Maio de 2023.
- É permitida a permuta de percurso até ao dia 01 de Maio de 2023.
- A organização pode a qualquer momento encerrar as inscrições assim que o limites de atletas seja ultrapassado, sendo um primeiro patamar de 150 inscrições, libertando após essa data slot’s de 50 lugares, de forma a garantir a qualidade do evento aos participantes já inscritos.
PROGRAMA
Todos os horários e programas serão comunicados no site do evento, nomeadamente horários e locais das provas, secretariado, refeições, banhos e cerimónia de prémios, estando previsto o seguinte:
19 de Maio de 2023:
- 18:00 – Abertura de Secretariado
- 22:00 – Fecho de Secretariado
20 de Maio de 2023:
- 6:00 – Abertura de Secretariado
- 7:30 – Abertura do controlo zero (BTT+Gravel): (distância 160 e 90)
- 8:05 – Partida UMPK160 (distância 160 e 90)
- 11:30 – Hora prevista do 1º participante da distância 90
- 15:00 – Hora prevista do 1º participante da distância 160
- 16:00 – Entrega de Troféus
- 22:30 – Fecho de pórtico de Meta ( limite último participante a chegar)
(Programa sujeito a revisão e actualização após conclusão de autorização dos
respectivos percursos )
REQUISITOS E OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES
Para participar no evento os participantes devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter pelo menos 18 anos à data da realização da prova.
- A indicação de informações falsas em relação durante a inscrição por parte dos atletas que venham a ter influência na atribuição de prémios e que a organização tome conhecimento terão como consequência a desclassificação do evento.
- Conhecer e aceitar as condições do presente regulamento.
- Efetuar corretamente a inscrição.
Os participantes inscritos no UMPK160, aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.
Onde não existir corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir as regras de trânsito, assim como respeitar as áreas agrícolas e propiedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.
Os participantes devem estar conscientes da distância, das particularidades da prova e estarem suficientemente treinados para isso.
Terem adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autossuficiência em montanha, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente em condições de alterações climatéricas (noite, vento, frio, nevoeiro, chuva ou neve).
Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, assim como outros associados com o esforço físico e, eventuais limitações de saúde do próprio.
Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em adaptar-se às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento.
Esta prova é de participação individual ou em dupla, não é permitido fazer-se acompanhar de animais, nem de qualquer outro tipo de acompanhamento.
Os elementos que participarem em duplas deverão efetuar a prova juntos, em particular em todos os pontos de cronometragem e controlo da respectiva prova.
A inscrição inclui:
- Track de GPS;
- Seguro;
- Brinde;
- Guia do participante/acompanhante;
- Reforços em prova;
- Transporte de reforço/saco próprio para cada um dos abastecimentos;
- Reforço á chegada;
- Banhos ;
- Troféus
- Cronometragem do evento.
- Todo o licenciamento legal para a realização do evento.
O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar.
LUGARES LIMITADOS
Devido a razões de logística o UMPK160 é limitado a 150 participantes, no total das provas, havendo lugar a expandir em slot’s de 50 lugares, até ao limite autorizado e que salvaguarde a qualidade do evento.
Este valor poderá ser ajustado para superior ou inferior, mediante a organização entenda ter a respectiva capacidade logística.
A entidade organizadora reserva 30 lugares para satisfazer os seus compromissos.
A entidade organizadora reserva-se ao direito de aumentar ou reduzir o número de vagas por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afectar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no site oficial. A entidade organizadora reserva-se ao direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através de seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento da prova. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado.
MATERIAL OBRIGATÓRIO
Durante a competição, todos os participantes têm de se fazer acompanhar da totalidade do material obrigatório. Em qualquer momento durante a prova, os diretores ou chefes de controle podem verificar o material obrigatório.
O participante terá de aceitar estes controlos de forma pacífica, sem contestar, sob pena de ser excluído da prova. Ver lista de penalizações.
Lista de material obrigatório:
- GPS com recurso a navegação, compativel com ficheiros gpx
- Dorsal – deverá ser colocado na parte frontal da atleta e visível durante a totalidade do percurso
- Telemóvel operacional (com saldo e bateria suficientes)
- Capacete
Material recomendado:
- Corta vento
- Manguitos e pernitos
- Porta-resíduos
- Luvas
- Protector solar
- Quantia em numerário (para fazer face a algum imprevisto)
- Material suplente para a bicicleta Bidon ou semelhante com capacidade miníma 1L
POSTOS DE CONTROLO
O controlo será feito durante o acesso ao garrafão de partida, passagem de meta à chegada, e o registo de GPS efectuado.
Cabe ao participante garantir atempadamente o direito ao controlo zero, possibilidade de registo da chegada, bem como disponibilizar o equipamento de GPS utilizado para descarga de registo efectuado.
Somente os participantes com dorsal visível terão acesso aos postos de controlo.
A não observância desta regra acarreta a penalização prevista neste regulamento, por cada vez que ocorrer a infracção.
ABASTECIMENTO/APOIO EM PROVA
A prova é realizada em autonomia, no entanto a organização disponibiliza em “zonas fechadas”, coincidente com ponto de controlo, da seguinte forma:
Km 30, 60, 90, 120
- Haverá líquidos e sólidos, bem como a zona de abastecimento intermédia terá apoio mecânico especializado.
- Poderá ser mediante as condições climáticas abastecimentos extraordinários pelo terreno, havendo informação no terreno do mesmo.
- (Será disponibilizado atempadamente a lista de alimentos e bebidas disponibilizados pela organização)
- É permitido e recomendável, aos atletas, transportar a sua respectiva alimentação/hidratação.
- É permitido o abastecimento nos cafés/estabelecimentos que se encontrem ao longo do percurso, assim como fontanários.
- É permitida a entreajuda dos atletas em prova.
- É recomendado que transportem sempre água e alimentação de reserva.
- Ainda que existam elementos da organização ao longo do terreno a assitência poderá não ser imediata.
- Após conclusão da prova existirá um abastecimento junto à meta para os atletas.
- Cada atleta terá direito a usufruir deste abastecimento apenas uma vez.
ABANDONO, EVACUAÇÃO E ASSISTÊNCIA MÉDICA
Os abandonos devem ser feitos somente nos pontos onde existam elementos da organização.
Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um desses pontos, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contato com a organização.
O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no dorsal do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel.
A organização disponibiliza transporte desde o ponto de abandono até à chegada.
A recolha é feita em horários periódicos de 2 horas.
Haverá primeiros socorros posicionados ao longo do percurso.
É essencial que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertam os elementos da organização mais próximos ou contacte telefonicamente a mesma.
Não esquecer que, devido a problemas associados ao ambiente e tipo de evento, pode ser necessário aguardar pela assistência durante mais tempo do que o previsto.
Assim sendo, a segurança primária dos atletas depende basicamente da qualidade dos materiais/equipamentos que os mesmos possuem.
Os participantes devem acatar as decisões do pessoal médico especializado.
É obrigatório comunicar à organização a desistência da prova.
LEVANTAMENTO DO KIT DO ATLETA
Nos dias assinalados para o levantamento do kit de atleta os participantes devem apresentar os seguintes documentos: BI/CC ou Passaporte ou comprovativo de inscrição.
O comprovativo de inscrição é o email recebido pelo atleta.
Apenas é possível o levantamento do kit de atleta pelo próprio.
O levantamento por terceiros só é permitido mediante apresentação do comprovativo de inscrição.
Após a data do evento, caso o kit não tenha sido levantado, o atleta poderá solicitar o envio do respectivo kit, caso o mesmo suporte os portes de envio indicados pela organização.
O pedido terá de ser feito até 5 úteis dias depois da realização do evento.
Após essa data a organização reserva-se no direito de destinar o fim que entender aos kits não reclamados.
SEGURO
O organizador subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais durante a vigência do evento.
Este seguro garante a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.
Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contactar a organização, a qual providenciará o seu encaminhado para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com o impresso de participação de sinistro com o respetivo número da apólice, carimbado e assinado pelo tomador do seguro.
Por vezes e, dada a urgência / gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro.
Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.
Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo sinistrado e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.
ATENÇÃO:
Poderá existir uma franquia, como tal, a mesma será deduzida no valor a ser reembolsado.
A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para activar o seguro.
PERCURSO E SINALIZAÇÃO
Os percursos do UMPK160, são maioritariamente compostos por caminhos, trilhos, veredas, estradas florestais não asfaltadas e pequenas extensões de asfalto.
Os percursos utilizam vias públicas quer seja em estrada ou fora de estrada, atravessam sítios e vilas e utilizam acessos de serventias que passam por propriedades privadas.
Os percursos não estarão, pois, fechados para as provas e nesse sentido os participantes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido nos percursos das provas.
Devem respeitar as normas de trânsito e agentes da autoridade.
Os percursos serão circulares, terão início e fim em Aldeia da Torre – freguesia do Reguengo do Fetal, concelho da Batalha.
Os percursos das provas atravessam algumas estradas e, por vezes, cruza-as na perpendicular.
O atravessamento deve merecer a máxima atenção por parte dos participantes.
Haverá locais dos percursos em cujos caminhos poderão existir portões ou cancelas que os participantes terão de abrir e fechar.
Sempre que um participante se depare com um portão ou cancela fechada deve deixá-la da forma que a encontrou. Nos dias que antecedem o evento a organização disponibiliza o track do evento.
PENALIZAÇÕES
A direcção da prova e os chefes de controlo presentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova e por isso estão autorizados a aplicar penalizações e desclassificações, estabelecidas na tabela abaixo:
INFRAÇÃO SANÇÃO A APLICAR
- Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda: Desclassificação e Erradicação de futuras edições
- Abandonar a prova sem avisar a organização: Desclassificação e Erradicação de futuras edições
- Partilhar o peitoral com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso: Desclassificação e Erradicação de futuras edições
- Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova, atalhando intencionalmente o percurso: Desclassificação e Erradicação de futuras edições
- Utilizar transporte não autorizado (boleia): Desclassificação e Erradicação de futuras edições
- Faltar gravosamente ao respeito para com a organização e participantes (agressão ou insulto): Desclassificação e Erradicação de futuras edições
- Doping: Desclassificação e Erradicação de futuras edições
- Falta de material obrigatório: Desclassificação
- Track entregue pelo atleta inválido: Desclassificação
- Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela organização e entidades associadas: Desclassificação
- Recusar sujeitar-se a avaliações/exames médicos: Desclassificação
- Exceder o tempo limite de controlo nos CP´S com barreira horária: Desclassificação
- Falhar um ou mais postos de controlo: Desclassificação
- Pedir ajuda sem necessidade fundamentada: Desclassificação
- Fazer-se acompanhar de animais: Desclassificação
- Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente: Desclassificação
- Receber ajuda externa fora das áreas definidas pela organização: Penalização de 30m (1.º aviso); Desclassificação (2.º aviso)
- Fazer-se acompanhar por pessoas não acreditadas pela organização, exceto nas áreas definidas pela organização: Penalização de 1H
- Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário: Penalização de 1H
- Lanterna apagada durante a noite: Penalização de 1H
- Dorsal não visível: Penalização de 15m, por cada aviso
A organização baseada no seu próprio julgamento tem poderes para desclassificar ou não permitir a permanência em prova aos concorrentes que a dado momento configurem qualquer um dos seguintes casos:
- Problemas de saúde física ou mental.
- Abuso ou violação premeditada do presente Regulamento de Prova.
- Conduta antidesportiva.
- Ingestão exagerada de bebidas alcoólicas.
- A participar na prova sob a influência de drogas alucinógenas.
- Grosseiro desrespeito pelas leis vigentes, religiões ou costumes.
- Grosseiro desrespeito pelo meio ambiente (inclui invólucros de barras energéticas ou outros, propositadamente deitados ao chão).
- Grosseiro desrespeito pelas regras de trânsito.
RECLAMAÇÕES
Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por email, para ultramaratonapaodekilo@gmail.com, até duas horas após a chegada do participante em questão.
Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetado(s), n.º do peitoral e motivos alegados.
As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, 30 minutos após a sua publicação pelo mesmo modo.
O Júri, que analisará a reclamação, é composto pelo responsável do evento, pelo responsável da cronometragem e pelo responsável dos percursos.
O Júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.
Reclamações sem fundamento serão consideradas desrespeito pela organização e avaliadas de acordo com as regras de Penalização e Desclassificação deste regulamento.
As decisões tomadas pelo júri são soberanas e não são objecto de apelo.
DIREITOS DE IMAGEM E PUBLICIDADE
A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do UMPK160 e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projecto ou suporte publicitário produzido para publicação deve obter o prévio consentimento da organização.
É obrigatório o uso do material publicitário fornecido pela organização, (peitoral, autocolantes, etc.).
Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário será alvo de penalização.
PROTEÇÃO DE DADOS
Os dados dos participantes indicados no formulário de inscrição serão registrados pela entidade organizadora para efeitos exclusivos de processamento no evento, sendo publicados, nomeadamente na lista de inscritos, notícias diversas e classificação. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, rectificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para ultramaratonapaodekilo@gmail.com.
MODIFICAÇÕES
Estas regras podem ser editadas, e melhoradas a qualquer momento pela entidade organizadora, sem aviso prévio. O facto de realizar a sua inscrição implica a aceitação do presente regulamento.
COVID 19
O plano de atuação será submetido 30 dias, antes do evento, e adequado conforme diretrizes da DGS.
ORGANIGRAMA DA PROVA
- Director de Prova: Abilio Oliveira
- Director de Secretariado: Rui Batista
- Director Técnico de Prova: José Vieira
- Director de Classificações / Backoffice: Bruno Barbosa
- Diretor de Controlo de Segurança e Assistência: Carlos Sousa
- Director de Operação de logística “Offshore”: Artur Jorge
- Director de Operação de logística “Onshore”: Cátia Oliveira
- Director de Comunicação e Media: Fernando Breda
CONTACTOS
Centro Recreativo e Desportivo da Torre
Estrada de S. João – Torre
2440-210 Reguengo do Fétal
www.crdt.pt | geral@crdt.pt | desporto@crdt.pt | +351 244 705 222
Email do Evento: ultramaratonapaodekilo@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/centrorecreativodesportivotorre
Site: https://paodekilo.crdt.pt
OUTROS
O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.
TORRE, Março de 2022